Acondicionamento de objetos frágeis

proteção para objetos frágeis

Materiais: manta de polietileno, tesoura, agulha e linha.

Descrição: Um dos maiores desafios dos museus é o acondicionamento seguro de objetos frágeis e a sua preservação de possíveis danos, pois a realidade das Reservas Técnicas é quase sempre a falta de espaço para a guarda adequada. Uma solução prática, simples e com baixo custo é a produção de faixas ou cintas protetoras que envolvam facilmente as partes mais delicadas dos objetos, tais como bordas ou bases de copos ou taças.

As faixas ou cintas protetoras podem ser confeccionadas em diferentes medidas e envolvem essas partes frágeis de forma mais compacta, o que possibilita um melhor aproveitamento do espaço de guarda em um armário, por exemplo, e evita o atrito entre as peças.

Para fazer, corte uma manta de polietileno em tiras e una as extremidades com o auxílio de agulha e linha, através de um simples alinhavo. Poucos pontos bastam para unir e formar um círculo com o material, que pode ainda ser dobrado, deixando-o mais robusto. Depois de pronto é só vestir ou encaixar nos objetos e pode-se retirar e colocar sempre que preciso.

proteção para objetos frágeis proteção para objetos frágeis

proteção para taça taças com proteção