Acondicionamento de objetos grandes

Objetos de grande dimensão são particularmente de difícil armazenamento nas reservas técnicas. O mobiliário de guarda como armários e estantes disponíveis no mercado, quase sempre possuem uma medida padrão, isso limita muito o acondicionamento seguro dos objetos.

Uma solução fácil e de baixo custo é a confecção de suportes de apoio, que podem servir como bases ou bandejas para os objetos. Isto ajudará tanto na hora do manuseio, quanto na armazenagem mais adequada.

Materiais:

– Ethafoam.

– Polionda.

– Barbante.

-Agulha.

Como fazer?

Usando como base as dimensões do objeto (largura x profundidade), cortamos o ethafoam e o polionda nas mesmas medidas. Exemplo um quadrado 50cm x 50cm.

Com ajuda da agulha e barbante, através de pontos dados nas quatro extremidades, transpassando as duas placas e finalizando com um nó, fazemos a junção de ambas. Temos agora uma placa dupla, de um lado a base de polionda que confere maior rigidez à estrutura e, do outro lado, o ethafoam onde posteriormente repousará o objeto.

Nesta etapa, podemos simplesmente fixar com agulha e barbante, pequenos retalhos de ethafoam nas extremidades, deixando o objeto centralizado, conseguimos assim, fazer uma estrutura de travamento. Ou, escavar ethafoam para acomodar o objeto, técnica que apresentamos no post “acondicionamento em espuma escavada”

Por fim, com a produção de sacos de TNT, envolvemos o objeto antes de depositá-lo nas bases, protegendo-o também da poeira.